Pular para o conteúdo principal

Passeio a Ponferrada, Astorga e León - Agosto 2018

Las Médulas
Foi uma antiga exploração romana de ouro a céu aberto e é hoje uma paisagem grandiosa e espetacular de formações avermelhadas e de bosques de castanheiros e carvalhos no local que anteriormente foi ocupado pelo Monte Medilianum. Foi a maior mina a céu aberto do Império Romano e hoje um testemunho histórico da exploração dos recursos naturais
O sítio de As Médulas fica na província de León, Espanha próximo da pequena aldeia com o mesmo nome. É Patrimônio histórico da humanidade.





















Catedral de Astorga
Astorga está localizada na província de León e sua catedral começou a edificar-se em 1471. É dedicada à Santa Maria.



 Palácio de Gaudi
Palácio Episcopal de Astorga é um edifício projetado pelo arquiteto espanhol Antonio Gaudí, ao estilo do modernismo catalão. Está situado na cidade de Astorga a uma distância relativamente curta de León. A construção foi executada entre 1889 e 1913.





Calle Ancha, León (Rua Grande)
Rua mais emblemática do centro histórico de León, cidade localizada na província de mesmo nome. Foi fundada no século I a partir de um acampamento de soldados romanos que protegiam o transporte de ouro de As Médulas até o Império. Foi edificada às margens do Rio Bernesga.

Catedral de León
Monumento histórico mais importante da cidade, construída em estilo gótico entre 1205 e 1301.O interior impressiona pela beleza dos vitrais.
Puebla de Sanabria
Puebla de Sanábria é um município espanhol localizado na província de Zamora e pertence à rede de aldeias mais bonitas e antigas do país.

 Castelo dos Templários, Ponferrada

Consta que o povoamento de Ponferrada  começou a partir da construção de uma ponte de ferro( Pons Ferrata) ordenada pelo bispo de Astorga entre os anos 1082 e 1096, depois foi construída uma igreja à São Pedro e para devoção dos peregrinos de Santiago de Compostela. Em 1178 a construção foi doada à Ordem dos Templários , daí o nome Castelo dos Templários.
"Em nossos dias, do recinto amuralhado medieval, muito alterado na época moderna, só permanece a Torre do Relógio, antigo portão de entrada dos peregrinos na cidade".(Wikipédia)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Morro do Caracol

Foto: Rua Cabral, Barão de Ubá ao fundo e o Mato da Vitória à esquerda Arquivo Pessoal O povoamento de uma pequeníssima área do bairro Bela Vista em Porto Alegre, mais especificamente nas ruas Barão de Ubá que vai desde a rua Passo da Pátria até a Carlos Trein Filho e a rua Cabral, que começa na Ramiro Barcelos e termina na Barão de Ubá, está historicamente relacionado com a vinda de algumas famílias oriundas do município de Formigueiro, região central do Estado do Rio Grande do Sul.  O início dessa migração, provavelmente, ocorreu no final da década de 40, início dos anos 50, quando o bairro ainda não havia sido desmembrado de Petrópolis e aquele pequeno território era chamado popularmente Morro do Caracol. Talvez tenha sido alcunhado por esses mesmos migrantes ao depararem-se com aquele tipo de terreno. Quem vai saber! O conceito em Wikipedia de que o bairro Bela Vista é uma zona nobre da cidade, expressão usada para lugares onde vivem pessoas de alto poder aquisitivo, pode ser ...

O Caderno, escritos do amanhecer

Queria escrever no teu caderno. Naquele que resgatei, antes de ser largado no lixo. Fiz isso talvez, digo talvez, por uma súbita intuição de desfecho. Queria ler e juntar teus pensamentos com os meus, misturando as letras e os manuscritos. Queria poder juntar nossas inspirações, talvez criar um romance, um conto, uma narrativa breve que seja, mesmo que tenhamos estilos diferentes e tua criatividade vá muito além da linguagem e do meu amadorismo. Queria misturar nossos traços, rascunhos,  já quase ilegíveis, formados numa infância onde se fazia caligrafia— isso já faz tanto tempo!—até produzir um texto ao menos coerente e coeso como mandam as leis da escrita. Ou não, pois ainda busco a licença poética dos artistas, que têm liberdade com as palavras, ao contrário das palavras ditas que podem ser a nossa desgraça. Eu precisava do caderno, não para descobrir teus segredos, mas para ter o privilégio de escrever de meu punho, junto ao teu, naquelas folhas amarradas em espiral com uma cap...

2025

  Foto: Pinterest Essa noite eu tive um sonho. 2025 tinha desistido de sua estreia e era 2008 de novo. Não entendi o porquê de voltar 17 anos atrás. Terá sido 2008 um ano cabalístico, com um significado oculto? Ou só um número aleatório? Foi bom ver algumas pessoas conhecidas bem mais jovens, saudáveis, outras vivas e alegres. Eu não me vi, pois protagonizava aquele delírio noturno, mas sentia que os 17 anos tinham passado em meu espírito, alojados à força, a despeito da rebeldia do 2025. A humanidade se curva ao tempo, mas no meu sonho pela primeira vez o tempo se curvou à humanidade. Posso até imaginar, o clichê Bebê 2025 espiando o Senhor 2024 antes da meia-noite e vacilando se nascia ou não. Bem, anos não nascem como bebês, são imateriais, mas este talvez tivesse certa racionalidade humana(?), certo sentido de prudência, sensatez e clarividência. É isso, clarividência. A despeito dos melhores augúrios para 2025, ele próprio não estava convencido. Os anos anteriores, principalme...