Adeste Fideles, é uma expressão em latim que significa em português " Venham, fiéis" "Venid, adoremos" ou "Vayamos, cristianos" em espanhol. Era um hino usado nas bençãos de Natal da Cristandade na França, Espanha, Portugal e Inglaterra desde o século XVIII. Há dúvidas de quem seja o autor, mas foi composto por volta do ano 1743 em Londres e para ser cantado numa missão portuguesa daquela cidade, por isso há quem o chame de o Hino Português, embora a letra original seja em latim, pois os cânticos cristãos daquela época, inclusive as missas eram tocadas nesse idioma.
Esse hino também é lembrado por ser protagonista da "Trégua de Natal", o episódio vivido em um armistício informal que aconteceu na noite de 24 de dezembro de 1914 ( há exatos 104 anos) em plena I Guerra Mundial. Um soldado alemão começou a tocar a composição "Noite Feliz" e seus companheiros passaram a cantar. Dessa iniciativa seguiram-se, de outro lado os gaiteiros escoceses e soldados britânicos até que todos passaram a cantar por último "Adeste Fideles". Tudo termina com um encontro entre os combatentes dos dois lados da guerra saudando-se, trocando cigarros e bebidas e jogando uma partida de futebol.
"A história se espalhou pela Europa, encantando alguns, mas, ao mesmo tempo, provocando o desgosto dos comandantes militares que, no ano seguinte, tomaram medidas para que esse episódio não se repetisse, inclusive intensificando bombardeios e outros ataques na data de Natal.Esse episódio mostra a complexidade do sentimento e do comportamento humanos, como uma data pode ser importante para as sociedades e como o ser humano pode ser movido tanto pela compaixão e respeito mútuo, quanto pode, em pouco tempo, ceder aos instintos e razões que fazem da guerra uma constante na história humana."¹
Apesar da censura e do mal-estar por parte do alto comando dos dois exércitos o acontecimento foi fotografado e as fotos foram publicadas num famoso jornal inglês (The Daily Mirror) daquela época com o título : Um grupo histórico, soldados ingleses e alemães fotografados juntos.
Adeste Fidelis é um hino cristão, mas antes de tudo pode ser considerado um hino de PAZ.
Aqui pedimos licença e com muito respeito aos ateus, aos agnósticos e aos professantes de outras crenças para que essa seja uma homenagem ao Cristo que se comemora todos os anos nesse dia. Um Cristo que, eu particularmente prefiro lembrar como um revolucionário e ao mesmo tempo um pacificador.
Acompanhem nossa Cantata de Natal, cantem juntos:
Ó todos os povos, cantem triunfantes
Felizes sigamos até Belém
Lá contemplemos se alguém dos anjos
Ó vinde adoremos,
Ó vinde adoremos
Ó vinde adoremos ao Senhor!
Sigam os anjos
Cantem exultantes
Cantemos a Cristo, o Filho de Deus
Glórias a Deus dai,
Glória nas alturas
Ó vinde adoremos,
Ó vinde adoremos
Ó vinde adoremos ao Senhor
Hoje louvamos o teu nascimento
Jesus, louvores a ti vamos dar
Tu és o vento hoje encarnado
Ó vinde, adoremos
Ó vinde adoremos,
Ó vinde, adoremos ao Senhor
Amém
1- https://www.infoescola.com/historia/tregua-de-natal-na-primeira-guerra/
https://www.youtube.com/watch?v=50ily3LgjoE
Comentários
Postar um comentário
Sinta-se à vontade para comentar